Pular para o conteúdo principal

Crescer fora do seu país: isso torna tudo mais difícil?

Está bem, estou certo de que todos nós temos problemas. Estou ciente disso e, ao mesmo tempo, não assumo os meus ou nem tento buscar a causa.
Seria isso tornar-se adulto? O que é isso exatamente?

Há algumas semanas atrás, comecei a me sentir bem triste e sem motivação. E tive a sensação de que o povo da minha escola também estava assim. Seriam os dias nublados e frios que vieram assombrar o belo mês de Maio? Impossível.

Esses sintomas só aparecem no inverno, ao menos para mim.

Primavera, tempo "bom" e faltando só dez semanas para acabar o ano: por quê eu não estou me sentindo feliz e satisfeito?
Algumas brigas aconteceram em casa, mas não quero admitir que elas sejam o problema, ou o Hauptproblem, como os alemães diriam (ou sei lá como eles dizem).

Tenho uma dificuldade muito grande em me enturmar. Frequentava um grupo de jovens na minha pequena cidade, mas preferi sair após alguns desentendimentos entre os membros.

Passei a buscar ajuda... chorei, sorri, me diverti, e mandei vários áudios para familiares via "ZapZap" pedindo ajuda desesperadamente.

Todos, praticamente T O D O S me dizem:
"Mas olha, Raphael, a situação aqui no Brasil está muito difícil. Fica aí e termina o ensino médio."

Um adulto reagiria da seguinte maneira:
"Ah, ok. Eles têm razão. Vou seguir a vida por essas bandas e seja o que Deus quiser."

Eu, em um momento de "crise" (e eu achando que só o Brasil estava em crise) penso:
"Ah, ok. Todo mundo me odeia. Vou me jogar no Rio Reno e pronto, rs."

*pausa louca para refletir*

Putz, adolescência chata! E eu achando que estaria de boas.
Sério, tem dias que minha vida parece que vai desabar! Eu imagino situações na minha cabeça que talvez NUNCA acontecerão.
Há algum tempo, li um livro de uma Youtuber brasileira de Londres e achei interessante a maneira que ela "se curou" da sua síndrome do pânico.
A propósito, eu recomendo esse livro a todos, link aqui embaixo:
https://www.amazon.com/Sindrome-Panico-Como-Livrei-Portuguese-ebook/dp/B01ARAYMQA

Eu nunca tive nenhum ataque de pânico, mas é legal as dicas que a autora passa. *obs: não estou recebendo nada por divulgar o livro, só achei legal passar a dica :) *

Mesmo assim, creio que preciso me segurar a alguma coisa. É como se eu estivesse andando na ponta dos pés em meio a um campo minado.

Essa semana eu saí correndo do sala após uns 35min de prova de alemão.
De novo, era uma bendita análise de poema do século "não sei o quê".
Vontade de falar pro professor de alemão:
"Oi, traduz tudo pra mim? Me dá uma prova em português, pfvr? Nunca te pedi nada, kkkk"

O pior foi, eu queria ter continuado a fazer a prova, mas não conseguia me concentrar.
Ultimamente nem comer FEIJÃO COM ARROZ tem me alegrado. Cozinhei uma panela cheia no domingo e congelei para a semana toda, mas não consigo me alimentar.
Tudo que quero fazer é ficar no meu quarto e esquecer do mundo.

Mas não posso, porque eu sou adulto.

Uma coisa que aprendi no livro da Dani é que "essas crises psicológicas aparecem para pessoas que foram fortes durante tempo demais."
E eu devo admitir que sou muito duro comigo mesmo.
É muito difícil segurar essa barra todo dia. Fico admirado que tem gente em situação muito pior do que eu e segue a vida sorrindo. Eu lembro sempre dessa música e penso sempre no pessoal trabalhador do Brasil que enfrenta uma luta todo dia:
https://www.youtube.com/watch?v=7mWcq7XBR2g
 e eu choro a maioria das vezes que eu ouço essa música do Milton Nascimento.

Droga, estou chorando agora.

Então, como não tem psicólogo na Alemanha, quer dizer, gente imagina uma psicóloga alemã!
Mas o mais triste é ler algo assim:
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/05/me-ofereceu-moedas-diz-bailarina-vitima-de-racismo-em-natal.html

Poxa, como pode um país com o Brasil ser às vezes tão racista?!

Enfim, é triste.

O que eu faço? Bom, não sei.

Talvez eu deva procurar ajuda... mas sério, dessa maneira não posso continuar.

Preciso enfrentar a minha luta diária, igual as milhares de Marias do Brasil.

Ai, que vida louca.
https://www.youtube.com/watch?v=CN5hQOI__10

Ajuda, please.
Algum psicólogo? :)

Comentários

  1. Você pode se consultar com psicólogos no Brasil pela internet, via Skype. Eu sei o quanto é difícil mudar de país, também estou passando por isso. Se você acha que não consegue lidar com os sentimentos sozinho procure ajuda de um profissional, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme! Boa ideia, eu tinha me esquecido que tinham psicólogos que atendem via Skype. A internet é uma aliada e tanto!
      Obrigado

      Excluir
  2. Gostei muito desse post, olha fazem quase 8 anos que moro nos EUA e eu AINDA LIDO COM ESSES SENTIMENTOS. É normal. É fase.Passa mas agora dói mais que dente "trincado" na rapadura. E outra, creio que a frieza emocional por parte dos nativos não ajuda muito não. Por aqui o povo não sabe lidar com dor, choro. Todo mundo é educado desde pequeno a ser top top.. Uma triste realidade. Espero que as coisas melhorem para vc!

    Gde abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigado pelo seu comentário. Eu não sabia que todo mundo passa por isso no exterior. Eu tava me sentindo sufocado, por isso escrevi no meu blog. Mais uma vez MUITISSIMO obrigado pelo seu comentário e apoio :)
      Abraços

      Excluir
  3. Gostei muito desse post, olha fazem quase 8 anos que moro nos EUA e eu AINDA LIDO COM ESSES SENTIMENTOS. É normal. É fase.Passa mas agora dói mais que dente "trincado" na rapadura. E outra, creio que a frieza emocional por parte dos nativos não ajuda muito não. Por aqui o povo não sabe lidar com dor, choro. Todo mundo é educado desde pequeno a ser top top.. Uma triste realidade. Espero que as coisas melhorem para vc!

    Gde abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco erros cometidos no exterior

Olá galera, Primeiramente peço-lhes desculpas por não ter postado essa semana. Estive muito ocupado esses dias com provas, trabalhos, etc. O post de hoje é como se fosse um auto-ajuda para aqueles que tanto sonham em morar no exterior (o que foi o meu caso), mas acabam se frustrando seja na hora de aprender um idioma novo, fazer novas amizades ou estabilizar-se emocionalmente longe de casa. Hoje eu contarei algumas experiências minhas na Alemanha, as quais me ajudaram muito no meu caminho e impediram que eu desistisse de tudo e voltasse para casa. :) Erro #1- Não priorizar o aprendizado do idioma local. Ele é o seu melhor amigo aqui. Eu demorei quase um mês para informar-me sobre uma Volkshochschule por aqui. Depois de ter me matriculado, conheci outras pessoas que estavam passando pela mesma dificuldade que eu, mas estavam dispostas a aprender o idioma em prol do crescimento pessoal :) Não tenha vergonha! Lembre-se que todo mundo passa por isso e a vida não é uma telenovela

Um dia de Sol...

  Hoje à tarde fui caminhar para aproveitar o dia de Sol e céu azul, que tanto me fazem falta desde que vim para cá. Recordei-me dos meus últimos dias no Rio de Janeiro e primeiros dias na Alemanha, no final do verão passado. Nunca imaginei no início que sentiria a ausência dos dias claros que projetam em mim uma sensação de conforto e imensidão, semelhante a que tenho quando estou nas alturas, indo quer seja para onde.    Os contrastes marcados pelas sombras e as nuvens brancas (e não cinzas) são mais notáveis. É como se o verão estivesse voltado por um dia, como se estivesse e me sentisse, de certa forma, em casa.    De qualquer maneira, uma coisa muito importante que aprendi é a valorizar mais os dias ensolarados. Aqui eles são a minoria, pelo menos no inverno. Fator que leva muitos alemães a saírem das suas casas e passearem sobre o Sol gelado. Dias como esses são raros entre Novembro e Fevereiro.