Pular para o conteúdo principal

10 coisas que aprendi aqui na Alemanha

Olá galera,

 Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco do que aprendi nesses quase-seis-meses de Alemanha! Algumas coisas aconteceram somente comigo, outras com a maioria das pessoas que vêm morar fora. Espero que gostem!


1-Entendi a importância da pontualidade:

 Sim, precisei aprender isso aqui quase que à força. Não só para chegar tranquilo nos meus compromissos mas também para ganhar a confiança das pessoas. Afinal, uma pessoa que chega atrasada é uma pessoa que não valoriza e nem respeita o tempo dos outros. Isso aqui é tão sério que pode gerar isolamento social, pois você não será mais convidado para eventos e etc. Como os próprios alemães falam: "Fünf Minuten vor der Zeit ist des deutschen Pünktlichkeit." (Cinco minutos mais cedo é a pontualidade alemã.) Os britânicos que se cuidem! :p

2- Melhorei minha autoconfiança:

 Esse foi um dos motivos que colaboraram bastante com o meu processo de adaptação. Sofri muito nos três primeiros meses, pois não confiava nos meus próprios ideais e atitudes. Tinha muito medo de falar com as pessoas e expor meus pontos de vista. Quando você mora fora do país acaba aprendendo a lidar com essas situações desesperadoras sozinho, pois seus familiares e pessoas de confiança não estarão ali para resolver tudo por ti. No máximo, eles te aconselham através das redes sociais. De qualquer forma o que não mata, fortalece. E você só tem a ganhar com todas essas experiências.

3- Parei de ver a vida através de esteriótipos:

E isso é uma coisa que todos deveriam fazer. A partir do momento que se entra em contato com pessoas novas, entra-se também em contato com suas visões que muitas vezes nos provam o quão pouco sabíamos acerca do mundo. Depois, o desejo de conhecer e vivenciar novas experiências só aumenta. Na minha opinião, é isso que transforma os turistas em viajantes.

4- Aprendi a ser paciente com o tempo:

Poderia escrever vários posts relacionando tal tópico às experiências que tive e ainda tenho vivido.
Dê tempo ao tempo. Tenha noção dos seus limites pessoais e o tempo. Ainda não entendeu? Tentarei explicar através de exemplos.

Quando você mora longe de casa, fica difícil ir visitar sempre a sua família além de conseguir ficar o tempo que deseja ao lado deles. Isso porque no geral só temos um tempo limitado de férias por ano e as passagens nem sempre costumam estar em promoção. Por esses motivos, ficamos às vezes um ano ou mais sem visitar nossos familiares. Por isso a importância da paciência.
 Quando você precisa aprender um idioma novo é necessário muita dedicação e de qualquer forma também precisamos de tempo.
 O mesmo vale para fazer novas amizades e conhecer as pessoas ao seu redor e acostumar-se à elas, assim como elas acostumarem-se a você. Isso leva tempo, especialmente quando a comunicação não é perfeita.
 Em outras palavras: não sinta-se pressionado para atingir seus objetivos rapidamente. A impaciência apenas lhe trará decepções. Dê tempo a si mesmo, respeite seus limites e continue em frente mas aprenda a esperar!

5- Admito que tenho saudades e que eu choro:

 Acontece com todos que vão morar fora. Você está fazendo algo cotidiano e de repente recorda-se de algum bom momento no Brasil. Ah, não tem jeito. É só lembrar da distância que começo a chorar, contudo não me abato por isso. Mas admito a saudade que tenho, pois com isso você passa a aceitar também a sua realidade e te dá forças para seguir em frente.

6- Passei a amar mais o meu Brasil...

...e a não compreender as pessoas que só enxergam problemas insolúveis em nosso país. Uma das coisas que aprendi é a ter noção de cidadania e da importância de cada pessoa para o bom funcionamento de uma sociedade. Tenho certeza que se cada um de nós agíssemos de acordo com as leis do nosso país e valorizássemos mais nossa música, arte, cultura e identidade, seríamos muito mais felizes e justos com nós mesmos. Cada país é diferente, e todos tem algo de bom e interessante para oferecer. Basta procurar e contribuir com a sua parte ;-)

7- Desapeguei dos bens materiais.

É uma coisa que todo mundo precisa fazer e comigo não foi diferente! Não tinha espaço para tudo nas malas. Trouxe o essencial comigo, como objetos de valor sentimental, documentos, fotos originais de família, etc. O resto, doei. E acredite, você desapega de coisas materiais mas a sua bagagem cultural apenas aumenta com o tempo, assim contribuindo para seu crescimento pessoal! Vale muito a pena fazer isso e com o tempo você vira profissional em arrumar malas e começa a viciar nessa adrenalina!

8- Me conformei com o fato de que nunca voltarei ao Brasil.

Isso mesmo, você leu certo. O Brasil onde vivi antes de vir para cá é outro que irei ver futuramente. Tem meio a ver com o tópico 6, e também com as experiências que mudam sua personalidade e a maneira que você encara o mundo. Como Einstein disse: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original."


9- Nunca usei tanto o Skype na vida.

Recomendo que você procure amizades com os locais, não só para ter alguém com quem praticar o idioma mas também para não ficar excessivamente conectado com as pessoas do Brasil. Entretanto, procuro equilibrar o tempo entre aqui e lá. E claro, agradeço todos os dias pelas possibilidades que a internet nos dá de matar as saudades daqueles que estão fisicamente longe de nós.  

10- Valorizo muito mais a luz do sol!
Escrevi um post relacionado a esse tema...seja quando o sol aparece ou até mesmo de férias com as pessoas que amamos. Nada na vida é para sempre, por isso precisamos aproveitar cada momento como o último!

Comentários

  1. Adorei o seu post! Nada como um dia após o outro e aí....tudo fica mais fácil. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crescer fora do seu país: isso torna tudo mais difícil?

Está bem, estou certo de que todos nós temos problemas. Estou ciente disso e, ao mesmo tempo, não assumo os meus ou nem tento buscar a causa. Seria isso tornar-se adulto? O que é isso exatamente? Há algumas semanas atrás, comecei a me sentir bem triste e sem motivação. E tive a sensação de que o povo da minha escola também estava assim. Seriam os dias nublados e frios que vieram assombrar o belo mês de Maio? Impossível. Esses sintomas só aparecem no inverno, ao menos para mim. Primavera, tempo "bom" e faltando só dez semanas para acabar o ano: por quê eu não estou me sentindo feliz e satisfeito? Algumas brigas aconteceram em casa, mas não quero admitir que elas sejam o problema, ou o Hauptproblem, como os alemães diriam (ou sei lá como eles dizem). Tenho uma dificuldade muito grande em me enturmar. Frequentava um grupo de jovens na minha pequena cidade, mas preferi sair após alguns desentendimentos entre os membros. Passei a buscar ajuda... chorei, sorri, me diver

Cinco erros cometidos no exterior

Olá galera, Primeiramente peço-lhes desculpas por não ter postado essa semana. Estive muito ocupado esses dias com provas, trabalhos, etc. O post de hoje é como se fosse um auto-ajuda para aqueles que tanto sonham em morar no exterior (o que foi o meu caso), mas acabam se frustrando seja na hora de aprender um idioma novo, fazer novas amizades ou estabilizar-se emocionalmente longe de casa. Hoje eu contarei algumas experiências minhas na Alemanha, as quais me ajudaram muito no meu caminho e impediram que eu desistisse de tudo e voltasse para casa. :) Erro #1- Não priorizar o aprendizado do idioma local. Ele é o seu melhor amigo aqui. Eu demorei quase um mês para informar-me sobre uma Volkshochschule por aqui. Depois de ter me matriculado, conheci outras pessoas que estavam passando pela mesma dificuldade que eu, mas estavam dispostas a aprender o idioma em prol do crescimento pessoal :) Não tenha vergonha! Lembre-se que todo mundo passa por isso e a vida não é uma telenovela

Um dia de Sol...

  Hoje à tarde fui caminhar para aproveitar o dia de Sol e céu azul, que tanto me fazem falta desde que vim para cá. Recordei-me dos meus últimos dias no Rio de Janeiro e primeiros dias na Alemanha, no final do verão passado. Nunca imaginei no início que sentiria a ausência dos dias claros que projetam em mim uma sensação de conforto e imensidão, semelhante a que tenho quando estou nas alturas, indo quer seja para onde.    Os contrastes marcados pelas sombras e as nuvens brancas (e não cinzas) são mais notáveis. É como se o verão estivesse voltado por um dia, como se estivesse e me sentisse, de certa forma, em casa.    De qualquer maneira, uma coisa muito importante que aprendi é a valorizar mais os dias ensolarados. Aqui eles são a minoria, pelo menos no inverno. Fator que leva muitos alemães a saírem das suas casas e passearem sobre o Sol gelado. Dias como esses são raros entre Novembro e Fevereiro.