Pular para o conteúdo principal

Motivos que me levam a acreditar que BARCELONA é a versão europeia do RIO DE JANEIRO:

Queridos leitores,

Desde Agosto de 2017 venho querendo fazer esse post. Entretanto, a procastinação falou mais alto e a vontade de empurrar com a barriga também.
Para quem não sabe, Barcelona é (por enquanto) minha cidade favorita na Europa e isso se deve ao fato de me sentir muito em casa quando estou por lá.

Esse post é mais visual, mas vou comentar e também justificar um pouco minhas associações.
Senta aí e venha delirar comigo com um gole de Sangría ou de água de coco.




1- Barceloneta e Copacabana:

Barceloneta é a praia mais turística da capital da Catalunha e acho justo compará-la com a Princesinha do Mar. Além do mais, esse bairo de mesmo nome era (e ainda é) conhecido e frequentado pelos pescadores locais, o que me recorda da Colônia de Pescadores do Posto 6 e origem de um dos bairros mais famosos do Rio.


De cima para baixo: Bairro de Barceloneta e Copacabana. Dá pra visualizar ambas as praias cheias de turistas e os hotéis com vista pro mar?






2- Telefèric de Montjuïc e Teleférico do Complexo do Alemão:

Adorei quando o Complexo do Alemão foi pacificado e recebeu o investimento para a implantação do teleférico. É uma maneira muito interessante de contemplar o Complexo do alto e receber mais atenção do turismo local e internacional. Já o Telefèric de Montjuïc é a maneira mais fácil (e bela) de subir até o topo da montanha e visitar o castelo, ambos com mesmo nome. 
De cima pra baixo: A área do Montjuïc é uma das minhas favoritas de Barcelona... adivinhem o motivo?
Complexo do Alemão recebendo mais atenção e investimento turísitico.
Adoro a semelhança dos tons das construções em ambas as fotos!




3- Teleférico del Puerto e Bondinho do Pão de Açúcar:

O Teleférico del Puerto foi feito para a Exposição Mundial de 1929, apenas dezoito anos após o Bondinho do Pão de Açúcar começar a entrar em operação. O motivo que me levou a comparar os dois foram a mesma quantidade de estações (três, no caso) e a semelhança do Morro da Urca com a Montanha do Montjuïc. Além do mais, é possível admirar a região de Barceloneta e Port Vell do alto do teleférico catalão. Já a versão carioca, permite contemplar a Baía de Guanabara,o Corcovado, o bairro e a praia de Copacabana e Praia Vermelha. 

Adoro as cabines vermelhas do Teleférico del Puerto! Lembram muito as primeiras cabines do Bondinho.
Recomendo visitar os dois!




4- Port Vell e Terminal de Barcas da Praça XV:

Confesso que é difícil escolher só uma área favorita de Barcelona, mas se fosse assim teria escolhido o Port Vell. Amo o Monumento do Colombo, as Ramblas del Mar e de quebra ainda tem um shopping center no final. Além disso, existem algumas barcas naquela área e uma cosntrução de gabarito baixo, a qual me fez pensar muito sobre a Praça XV no Rio.
Vou deixar as imagens falarem por si....


De cima pra baixo: Construção mais icônica do Port Vell (porto antigo, em português) em Barcelona.
Construção datada de 1907 utilizada até hoje como Terminal de Barcas da Praça XV, no Rio.




5- Tramvia Blau do Tibidabo e Bondinho de Santa Teresa:

O que mais achei incrível aqui não foi nem a semelhança e coincidência, mas sim o trajeto percorrido por ambos os transportes em diferentes cidades. A região montanhosa de Barcelona me lembrou muito Santa Teresa. Menos luxuosa e com uma vista incrível. 

De cima para baixo: Azul catalão ou amarelo seleção?
Não olhe pro lado, quem "tá" passando é o bonde!





6- Park Güell e Escadaria Selarón:

Quem disse que só Gaudí sabia brincar com azulejos? O chileno Jorge Selarón também fez questão de mostrar seu talento ao decidir colorir uma escada na região da Lapa com azulejos de várias cores e origens. 
O que dois lugares têm em comum? São atrações únicas e ousadas em ambas as cidades.

De cima para baixo: Park Güell com suas famosas casas inspiradas em contos de fadas e Escadaria Selarón, a qual homenageia o povo brasileiro.



7- Camp Nou e Estádio do Maracanã:

Mais um fator comum entre a capital da Catalunha e a cidade maravilhosa: a paixão e importância (política) do futebol. 
Para quem não sabe, o FC Barcelona desempenhou um papel importante ao unir o povo catalão duante o período da Espanha Franquista. Para quem não sabe, o Generalíssimo Franco não gostava da Catalunha, visto que essa região nunca se identificou como sendo espanhola. Isso era péssimo para um ditador que procurava uma Espanha unida e que compartilhasse dos mesmos valores políticos e culturais. Assim sendo, os catalões sempre comemoravam massivamente as vitórias do maior clube da região, o famoso Barça, no centro da cidade. Essas comemorações também serviam para protestar contra o regime franquista.

Se o futebol catalão é política, no Rio já é considerado por alguns como religião (Fla x Flu que o diga!), rs.
Brincadeiras à parte: você já teve a oportunidade de conhecer ambos estádios?
De cima para baixo: Estádio do Camp Nou, considerado como o templo do futebol catalão.
O "Maraca" é a casa do torcedor carioca... seja numa partida do Fla x Flu ou durante as Olimpíadas, o estádio do Maracanã impressiona com sua história e visitas ilustres.





8- Palau de la Música Catalana e Theatro Municipal do Rio de Janeiro:

Estive nos dois e amei demais os dois. Talvez a minha paixão inexplicável por teatros e qualquer construção que desempenhe um papel semelhante justifique minha frase anterior. 
Só posso recomendá-los e dizer: vá, viva e sinta!
De cima para baixo: O Palau de Música Catalana é simplesmente uma graça! É bem menor do que parece, o que traz conforto e intimidade... tudo que uma apresentação musical precisa, além de uma excelente acústica, é claro!
O Theatro Municipal do Rio faz parte da história da cidade e foi inspirado na Ópera Garnier, localizada em Paris.




9- Montanha do Tibidabo e Morro do Corcovado:

A única diferença entre ambos os locais é a presença (e ausência) de um parque de diversão maravilhoso em um deles. 
O Tibidabo não só possui um parque de diversão, mas também uma igreja (parece loucura, mas veja a foto abaixo!) bem próxima ao local e de fácil acesso.
Já o Corcovado, possui uma vista privilegiada da cidade maravilhosa e a famosa estátua em estilo Art Déco do Cristo Redentor.

O que, além das estátuas de motivo religioso, me chamou atenção nesses dois locais foi a semelhança entre o Funicular do Tibidabo (em azul) e o tremzinho do Corcovado (em vermelho). Eu quase tive um troço ao subir o Tibidabo de tanta emoção!




10- Parc de la Ciutadella e Quinta da Boa Vista:

É bizarro, mas além dessas áreas verdes serem uma atração à parte, ambas possuem um zoológico nas suas proximidades! Não curto muito zoológicos, porém é uma coinscidência e tanta! Falando nisso, é possível navegar de pedalinho ou barco a remo nos lagos das fotos abaixo. Uma ótima pedida para um pique nique ou para uma corrida matinal em um dia de verão.
De cima para baixo: O Parc de la Ciutadella é um lugar que também recomendo, nem que seja para atravessá-lo após passar pelo Arco do Triunfo de Barcelona. Já a Quinta da Boa Vista me lembra a minha velha infância e dias de sol...






11- BÔNUS! Sitges e Búzios:




Não é pelo fato das praias de ambos os locais serem maravilhosos que decidi compará-los, mas sim pelas estátuas icônicas da Sereia e Brigitte Bardot.
Sitges tem uma vida noturna bem animada e uma atmosfera de cidade pequena e litorânea que só indo lá para entender... ou dando um pulinho antes na Região dos Lagos.






Créditos pelas fotos: Peguei do Google Imagens e caso você seja o autor de alguma foto, favor entrar em contato que coloco seu site aqui no post. 
As fotos são meramente ilustrativas e não possuem nenhuma função comercial, assim como esse post. 




Comentários

  1. Maravilhoso post, uma visão apaixonada de duas cidades onde o Amor a Diversidade, a Arte e a Alegria de viver estão presentes em cada detalhe. Adorei as referências históricas e artísticas, além de uma maneira de redatar que nos aproxima das cidades e suas histórias. PARABÉNS
    Amazona Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crescer fora do seu país: isso torna tudo mais difícil?

Está bem, estou certo de que todos nós temos problemas. Estou ciente disso e, ao mesmo tempo, não assumo os meus ou nem tento buscar a causa. Seria isso tornar-se adulto? O que é isso exatamente? Há algumas semanas atrás, comecei a me sentir bem triste e sem motivação. E tive a sensação de que o povo da minha escola também estava assim. Seriam os dias nublados e frios que vieram assombrar o belo mês de Maio? Impossível. Esses sintomas só aparecem no inverno, ao menos para mim. Primavera, tempo "bom" e faltando só dez semanas para acabar o ano: por quê eu não estou me sentindo feliz e satisfeito? Algumas brigas aconteceram em casa, mas não quero admitir que elas sejam o problema, ou o Hauptproblem, como os alemães diriam (ou sei lá como eles dizem). Tenho uma dificuldade muito grande em me enturmar. Frequentava um grupo de jovens na minha pequena cidade, mas preferi sair após alguns desentendimentos entre os membros. Passei a buscar ajuda... chorei, sorri, me diver

Cinco erros cometidos no exterior

Olá galera, Primeiramente peço-lhes desculpas por não ter postado essa semana. Estive muito ocupado esses dias com provas, trabalhos, etc. O post de hoje é como se fosse um auto-ajuda para aqueles que tanto sonham em morar no exterior (o que foi o meu caso), mas acabam se frustrando seja na hora de aprender um idioma novo, fazer novas amizades ou estabilizar-se emocionalmente longe de casa. Hoje eu contarei algumas experiências minhas na Alemanha, as quais me ajudaram muito no meu caminho e impediram que eu desistisse de tudo e voltasse para casa. :) Erro #1- Não priorizar o aprendizado do idioma local. Ele é o seu melhor amigo aqui. Eu demorei quase um mês para informar-me sobre uma Volkshochschule por aqui. Depois de ter me matriculado, conheci outras pessoas que estavam passando pela mesma dificuldade que eu, mas estavam dispostas a aprender o idioma em prol do crescimento pessoal :) Não tenha vergonha! Lembre-se que todo mundo passa por isso e a vida não é uma telenovela

Um dia de Sol...

  Hoje à tarde fui caminhar para aproveitar o dia de Sol e céu azul, que tanto me fazem falta desde que vim para cá. Recordei-me dos meus últimos dias no Rio de Janeiro e primeiros dias na Alemanha, no final do verão passado. Nunca imaginei no início que sentiria a ausência dos dias claros que projetam em mim uma sensação de conforto e imensidão, semelhante a que tenho quando estou nas alturas, indo quer seja para onde.    Os contrastes marcados pelas sombras e as nuvens brancas (e não cinzas) são mais notáveis. É como se o verão estivesse voltado por um dia, como se estivesse e me sentisse, de certa forma, em casa.    De qualquer maneira, uma coisa muito importante que aprendi é a valorizar mais os dias ensolarados. Aqui eles são a minoria, pelo menos no inverno. Fator que leva muitos alemães a saírem das suas casas e passearem sobre o Sol gelado. Dias como esses são raros entre Novembro e Fevereiro.