Pular para o conteúdo principal

Como é ser guia de turismo no PORTO

Olá, queridos leitores!

Já estava sumido ,mas estes dias chuvosos e inesperados na Invicta me deram saudade de escrever.

Para quem não sabe, estudo Relações Empresariais no Porto e trabalho part-time como guia intérprete em alemão, inglês, francês, e sabe-se-lá-o-quê.

Gosto de morar no Porto e, às vezes, tenho a doce sensação de estar no Brasil, mesmo morando do outro lado do Atlântico.

É um sentimento doce, nostálgico, uma deja-vu onipresente, tem textura e sabor de quindim.
Depois de deixar o Rio em junho do ano passado, sinto que cresci e aprendi muito estando aqui.

Resumindo a ópera: tive mais ganhos que perdas.

''Ainda bem.'', você pensa.

Viver é realmente uma arte e aprender a viver requer paciência e amor. Portugal tem me ensinado a ser mais paciente: o ritmo das pessoas que cá vivem, a forma de resolver problemas e a maneira de levar a vida são muito diferentes das que presenciei em outros países onde morei.

Já me acostumei ao sotaque lusitano, aos pastéis de nata, aos queques, ao vento gelado da Ribeira, aos amigos e a falta deles, só não me acostumei com o fato de trabalhar como guia.

É tão engraçado, tão errado (?), mas tão adequado ao meu perfil guiar pessoas pela Baixa do Porto - achei meu guilty pleasure.

Trabalhei durante o verão para uma empresa de turismo local. Passada a alta temporada, eles gostaram do meu serviço e pediram para eu continuar. Aceitei e ri.
Não de deboche, não de nervoso. Mas eu ri de alegria, de prazer. Depois de anos, achei um trabalho onde me sentisse realizado.

É tão bom ver pessoas felizes, é tão bom ajudar os outros.

Ainda estou aprendendo a me priorizar nesta vida, mas acho divertido ouvir as histórias daqueles que vieram de fora para conhecer o Porto.

Parece que eu mostro a cidade para amigos ou familiares.
Nunca senti que estava guiando estranhos, e é isso que define um bom guia. Aprendi não só muito sobre a história e monumentos daqui, mas também sobre como devemos levar as coisas na esportiva. Não vale a pena ficar nervoso, deixa fluir. Eu mostro a cidade através dos meus olhos... que privilégio!

Aos poucos, percebo os ensinamentos que esta fase da minha vida me oferece. É tão bom aprender a se amar, ainda mais acompanhado de uma nata e paz interior.

A cidade através dos meus olhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescer fora do seu país: isso torna tudo mais difícil?

Está bem, estou certo de que todos nós temos problemas. Estou ciente disso e, ao mesmo tempo, não assumo os meus ou nem tento buscar a causa. Seria isso tornar-se adulto? O que é isso exatamente? Há algumas semanas atrás, comecei a me sentir bem triste e sem motivação. E tive a sensação de que o povo da minha escola também estava assim. Seriam os dias nublados e frios que vieram assombrar o belo mês de Maio? Impossível. Esses sintomas só aparecem no inverno, ao menos para mim. Primavera, tempo "bom" e faltando só dez semanas para acabar o ano: por quê eu não estou me sentindo feliz e satisfeito? Algumas brigas aconteceram em casa, mas não quero admitir que elas sejam o problema, ou o Hauptproblem, como os alemães diriam (ou sei lá como eles dizem). Tenho uma dificuldade muito grande em me enturmar. Frequentava um grupo de jovens na minha pequena cidade, mas preferi sair após alguns desentendimentos entre os membros. Passei a buscar ajuda... chorei, sorri, me diver

Cinco erros cometidos no exterior

Olá galera, Primeiramente peço-lhes desculpas por não ter postado essa semana. Estive muito ocupado esses dias com provas, trabalhos, etc. O post de hoje é como se fosse um auto-ajuda para aqueles que tanto sonham em morar no exterior (o que foi o meu caso), mas acabam se frustrando seja na hora de aprender um idioma novo, fazer novas amizades ou estabilizar-se emocionalmente longe de casa. Hoje eu contarei algumas experiências minhas na Alemanha, as quais me ajudaram muito no meu caminho e impediram que eu desistisse de tudo e voltasse para casa. :) Erro #1- Não priorizar o aprendizado do idioma local. Ele é o seu melhor amigo aqui. Eu demorei quase um mês para informar-me sobre uma Volkshochschule por aqui. Depois de ter me matriculado, conheci outras pessoas que estavam passando pela mesma dificuldade que eu, mas estavam dispostas a aprender o idioma em prol do crescimento pessoal :) Não tenha vergonha! Lembre-se que todo mundo passa por isso e a vida não é uma telenovela

Um dia de Sol...

  Hoje à tarde fui caminhar para aproveitar o dia de Sol e céu azul, que tanto me fazem falta desde que vim para cá. Recordei-me dos meus últimos dias no Rio de Janeiro e primeiros dias na Alemanha, no final do verão passado. Nunca imaginei no início que sentiria a ausência dos dias claros que projetam em mim uma sensação de conforto e imensidão, semelhante a que tenho quando estou nas alturas, indo quer seja para onde.    Os contrastes marcados pelas sombras e as nuvens brancas (e não cinzas) são mais notáveis. É como se o verão estivesse voltado por um dia, como se estivesse e me sentisse, de certa forma, em casa.    De qualquer maneira, uma coisa muito importante que aprendi é a valorizar mais os dias ensolarados. Aqui eles são a minoria, pelo menos no inverno. Fator que leva muitos alemães a saírem das suas casas e passearem sobre o Sol gelado. Dias como esses são raros entre Novembro e Fevereiro.