Pular para o conteúdo principal

Um ano em Portugal: será que me arrependi?

 Há um ano atrás, aterrei no Porto pela segunda vez na vida - a primeira havia sido em dezembro de 2014, quando visitei uma amiga que já morava cá.

Era inverno, era meu primeiro ano morando na Alemanha, um dos invernos mais rigorosos da Europa!
Na época, a cidade do Porto - também conhecida como a Invicta - ainda não tava nessa "hype" toda. Haviam algumas coisas voltadas para o turismo, mas na baixa temporada não notei a presença tão grande de visitantes estrangeiros. Naquela viagem, tive a oportunidade de conhecer um pouco do centro histórico da cidade, mas fiquei encantado com a abundância de sol e com a semelhança ao centro colonial do Rio de Janeiro, minha cidade natal.

Quem diria que quatro anos depois a vida me traria para esta cidade? Confesso que, às vezes, nem parece que saí do Brasil. Portugal me recebeu muito bem, apesar do dia estivesse gelado como o dia de hoje. Um dia frio de junho com temperaturas beirando os quinze graus Celsius... fiquei decepcionado, devo confessar.
A temperatura de hoje pode até estar parecida com a do ano passado, mas tantas coisas mudaram. Comecei a trabalhar numa área, na qual, muitos dizem, que nasci predestinado a ela: o turismo!

Fiz amigos, perdi amigos, comecei a cursar a faculdade, como sempre sonhei. Você deve estar pensando que minha vida é perfeita.
Poderia ser perfeita, se não fosse o fato de que nada é perfeito neste mundo. Eu vivo em Portugal, não na ilha da Xuxa, gente.

"Mas, Raphael?! Tu não se arrepende de ter ido morar em terras lusas? Conta pra gente!"

Olha, eu estou muito feliz aqui e acho que não seria tão feliz assim em Barcelona, por exemplo. Não existe cidade perfeita ou país perfeito, mas sim, cidade ou país que atenda às suas necessidades e perfil.

No Porto, há menos turistas que em outros destinos europeus, a cidade é insuportavelmente limpa, não posso reclamar da comida e os azulejos são como um colírio diário para mim. Claro que me incomoda o fato de que nove em cada dez tugas são tabagistas - consequentemente, há muitos lugares fechados onde o fumo é permitido e socialmente aceitável, o que é um choque pra qualquer brasileiro da minha geração -, também não concordo com algumas coisas legislativas, acho o custo de vida um absurdo, se comparado com o ordenado daqui e fico me perguntando se realmente é necessário meter carne ou presunto - aqui conhecido como fiambre - em todos os lanches.

No entanto, nenhum país é perfeito e gosto de viver aqui por ora. Em Portugal, ninguém te perturba. Afinal, Portugal não arruma treta com ninguém.... e isso é ótimo, assim como a segurança pública, o tempo agradável - comparado com temperaturas alemãs, risos- e as pessoas me receberam muito bem, de forma geral.

A cidade do Porto é acolhedora, tranquila, boêmia e jovem. Há muitos brasileiros e eventos voltados para o público tupiniquim cá, o que acalma meu coração expatriado. Não trocaria a Invicta por outra cidade, mas confesso que fico aliviado ao saber que Barcelona não é ciumenta. ;-)

Além do mais, tem como não se apaixonar por uma vista destas?
Clique nas fotos para melhor visualização.

A cidade do Porto vista do Cais de Gaia. Foto: Autoria Própria.


Praça de Gomes Teixeira com Igreja do Carmo ao fundo. Foto: Autoria Própria.

Entardecer visto da Praia de Matosinhos. Foto: Autoria Própria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescer fora do seu país: isso torna tudo mais difícil?

Está bem, estou certo de que todos nós temos problemas. Estou ciente disso e, ao mesmo tempo, não assumo os meus ou nem tento buscar a causa. Seria isso tornar-se adulto? O que é isso exatamente? Há algumas semanas atrás, comecei a me sentir bem triste e sem motivação. E tive a sensação de que o povo da minha escola também estava assim. Seriam os dias nublados e frios que vieram assombrar o belo mês de Maio? Impossível. Esses sintomas só aparecem no inverno, ao menos para mim. Primavera, tempo "bom" e faltando só dez semanas para acabar o ano: por quê eu não estou me sentindo feliz e satisfeito? Algumas brigas aconteceram em casa, mas não quero admitir que elas sejam o problema, ou o Hauptproblem, como os alemães diriam (ou sei lá como eles dizem). Tenho uma dificuldade muito grande em me enturmar. Frequentava um grupo de jovens na minha pequena cidade, mas preferi sair após alguns desentendimentos entre os membros. Passei a buscar ajuda... chorei, sorri, me diver

Cinco erros cometidos no exterior

Olá galera, Primeiramente peço-lhes desculpas por não ter postado essa semana. Estive muito ocupado esses dias com provas, trabalhos, etc. O post de hoje é como se fosse um auto-ajuda para aqueles que tanto sonham em morar no exterior (o que foi o meu caso), mas acabam se frustrando seja na hora de aprender um idioma novo, fazer novas amizades ou estabilizar-se emocionalmente longe de casa. Hoje eu contarei algumas experiências minhas na Alemanha, as quais me ajudaram muito no meu caminho e impediram que eu desistisse de tudo e voltasse para casa. :) Erro #1- Não priorizar o aprendizado do idioma local. Ele é o seu melhor amigo aqui. Eu demorei quase um mês para informar-me sobre uma Volkshochschule por aqui. Depois de ter me matriculado, conheci outras pessoas que estavam passando pela mesma dificuldade que eu, mas estavam dispostas a aprender o idioma em prol do crescimento pessoal :) Não tenha vergonha! Lembre-se que todo mundo passa por isso e a vida não é uma telenovela

Um dia de Sol...

  Hoje à tarde fui caminhar para aproveitar o dia de Sol e céu azul, que tanto me fazem falta desde que vim para cá. Recordei-me dos meus últimos dias no Rio de Janeiro e primeiros dias na Alemanha, no final do verão passado. Nunca imaginei no início que sentiria a ausência dos dias claros que projetam em mim uma sensação de conforto e imensidão, semelhante a que tenho quando estou nas alturas, indo quer seja para onde.    Os contrastes marcados pelas sombras e as nuvens brancas (e não cinzas) são mais notáveis. É como se o verão estivesse voltado por um dia, como se estivesse e me sentisse, de certa forma, em casa.    De qualquer maneira, uma coisa muito importante que aprendi é a valorizar mais os dias ensolarados. Aqui eles são a minoria, pelo menos no inverno. Fator que leva muitos alemães a saírem das suas casas e passearem sobre o Sol gelado. Dias como esses são raros entre Novembro e Fevereiro.